quinta-feira, 21 de março de 2013

O que dizer do Currículo?


Pensar o currículo é pensar num complexo de conhecimentos e experiências relativos à formação do sujeito.

Ele é documental, é vivido, é oculto. Só pode ser compreendido (mas nunca totalmente) em suas dimensões várias: o currículo exige um posicionamento - é político -, é fruto da cultura e da história, é epistêmico.

Na busca de explicar o real, de construir valores e significados, ele caminha, 'errante' que é, na direção do CONHECER.

Há quem pense que o currículo é essa figura formal e previsível, um arquivo de conteúdos. Todavia, deve-se saber que ele não se faz apenas de formalidades... em suas facetas, está presente em tudo o que acontece no seio da escola, nos professores e nos alunos. Ele é prática e reflexão. Práxis.

E como práxis, há de emergir um sujeito (ou muitos) que o faça.
E esses não o fazem como quem segue à risca um manual, mas são os que constroem atos curriculares, todos juntos. Não há criadores ou meros executores, mas sujeitos que conjuntamente realizam escolhas, vivenciam, organizam.

De fato, atuam.
E pensam esse currículo, que é uma longa (e sinuosa!) trajetória que conduz ao conhecimento da nossa intricada realidade.

4 comentários:

  1. Eu era uma dessas pessoas que pensava que o currículo era apenas um arquivo de conteúdos. Mas, com essa discussão inicial, percebo que temos muito o que aprender sobre o seu verdadeiro significado.
    Por outro lado, fiquei feliz em saber que sou um dos sujeitos que o faz acontecer.

    ResponderExcluir
  2. Gostei demais da fonte escolhida....Como se estivesse lendo suas anotações mesmo de caderno! E, a sinuosidade do texto reflete a sinuosidade bem destacada por você acerca do currículo.

    ResponderExcluir
  3. Uma revisão legal Camila, também ampliei meus conceitos sobre currículo e lendo a visão dos colegas percebemos que nossos conhecimentos vão tomando forma... Realmente seus comentários parecem as anotações da aula, gostoso de ler!

    ResponderExcluir
  4. Oi Camila. É o meu primeiro comentário de muitos.
    Acho que estamos vivenciando um período de transformações frente esta disciplina. Mesmo para aqueles que não tem experiência como docente. Não importa. Acredito que seja revelador para todos nós. E você concluiu bem ao dizer que o caminho é tortuoso (sinuoso). É bem isso mesmo.
    Abraços.

    ResponderExcluir