Blog elaborado para compartilhar as reflexões da disciplina "Tendências Contemporâneas de Currículo", parte do programa de Mestrado em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Itajubá (MG).
quinta-feira, 6 de junho de 2013
Currículo, Trabalho e Conhecimento
Na sociedade atual é cada vez mais comum ouvirmos discussões acaloradas que colocam em voga a relação da educação com o trabalho. Entendo que o movimento natural da escola, nesse contexto neoliberal em que vive, é ser influenciada a ponto de trilhar caminhos que façam da educação um processo repleto de metas, estatísticas e índices de qualidade...
... entretanto, não vejo esse caminho como o melhor a ser trilhado. A educação que prepara para o trabalho coloca de lado o indivíduo e tira dele a autonomia no processo. Ela busca atingir metas que mostrem ao mundo exterior o quão boa esta ou aquela escola é, mas isso não leva em conta um aprendizado realmente significativo.
Além disso, o objetivo do ato de educar se perde, se desvia. Não se busca mais o conhecimento, a compreensão do mundo, o saber autônomo; a busca é por números satisfatórios naqueles índices que determinam qualidade. E ensinar, então, se limita a preparar os alunos para um bom desempenho nos exames avaliativos. Vamos gerenciar o ensino para atingir a qualidade total!
A educação para o trabalho é um erro. Uma fantasia sem final feliz.
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Não é um erro a educação para o trabalho. Erro é a educação para um certo modelo de trabalho que coisifica o ser humano, que o transforma em números e estatísticas, em que o processo e produto valem mais que o sujeito....Não é?
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