Após a leitura de "Pedagogia da Autonomia", muitas ideias relativas à uma educação "libertadora" se tornaram mais claras e palpáveis. Em aula, as discussões foram ainda mais esclarecedoras.
Arrisco-me então a falar dessas ideias freireanas do que é o educar.
Enquanto docentes, devemos pensar nossa prática não como transmissora de conteúdos, mas como um ato de mediação, uma tentativa de estabelecer conexões entre o educando e o conhecimento. Para tal, é necessário uma reflexão intensa sobre o significado do "educar". Se vamos nos despir do autoritarismo, deixar de lado a atmosfera do domínio (seja do saber, seja dos próprios alunos), devemos refletir sobre o que, então, nos tornaremos. E na decisão de uma mudança, nos tornamos uma ponte entre o aluno e o saber, orientando caminhos, despertando no indivíduo a curiosidade [epistemológica]. Trocamos o autoritarismo pela autoridade - valorizamos o aluno e o que ele traz como bagagem.
O educar, nesse viés, se modifica: o ato se traduz em um diálogo que permeia a construção do conhecimento e que também transmite valores e ideais. O docente se preocupa também em formar seu alunos sujeitos críticos, aptos para tomar decisões conscientes em seu meio social.
Em suma: o docente que reflete sobre seu próprio papel, que transforma sua prática (modificando a práxis), visa fazer de seu educandos sujeitos autônomos. A autonomia do educando não provém unicamente das escolhas dele mesmo, mas de uma decisão do professor de fazer da sua prática pedagógica um ato responsável, político, libertador.
Elaborou um texto garantindo algumas das principais categorias freireanas.
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